terça-feira, 10 de maio de 2011

Medo do medo

Tem pessoas que tem medo do escuro, outras de fantasmas. Conheço gente com medo de aranha, cobra e sei lá mais o quê. E têm aquelas com medo de altura .... Tem gente com medo de todas essas coisas. Não importa do que se tem medo, o certo é que todos temos algum tipo de medo.
Não sei bem onde ou quando ouvi a seguinte frase: O pior medo é o de ter medo. E, desde então, às vezes essa frase volta a meus pensamentos. É certo, o maior de todos os medos, o mais difícil de ser enfrentado, é o medo de sentir medo.
Medo de escuro se enfrenta, nem que seja aos poucos. A pessoa se esforça para aprender a conviver com esse medo. Começa dormindo com a televisão ligada, depois deixa o abajour ou a luz do banheiro. Quando percebe pegou no sono no escuro.
O medo de bichos vai se curando, à medida que passa a conhecê-los melhor, quando se sabe que eles só atacarão caso sintam-se ameaçados. O medo de altura deve ser como do escuro, a pessoa deve se acostumar. Não sei bem, psicologia não faz parte do meu currículo.
O que me deixou refletindo mesmo é a história do medo de ter medo. Esse eu admito que muitas vezes tenho. É fato, esse medo te trava na vida. O medo do escuro te faz dormir de luz acesa. O medo de aranha te faz matá-la. O medo de altura te faz ficar longe de janelas. Mas, nenhum desses medos te faz perder uma oportunidade na vida.
Ninguém deixa de andar de avião por medo. Porém, o ser que tem medo de ter medo de subir num avião, nem compra a passagem. O ser que tem medo de ter medo de altura não pula no bung jump. O ser que tem medo de não conseguir fazer um trabalho, não vai nem começá-lo. O ser que tem medo de ter medo de conquistar alguém, nem vai chegar perto da pessoa que deseja. O ser que tem medo de ter medo ...., nem vai tentar.
Bom, depois de tentar me explicar tanto, continuo acreditando que o medo de ter medo é o pior dos medos. Complexo né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário